Treinamentos

Muito valorizado no contexto da gestão da ASSECAMPE, o processo APELL foi lançado em 1988 sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês) que formulou as suas diretrizes a partir de ações em cooperação com a Associação das Indústrias Químicas dos Estados Unidos e o Conselho Europeu das Federações da Indústria Química. Desde então, essa iniciativa tem inspirado atividades colaborativas de planejamento com enfoque em prevenção de acidentes ao redor do mundo e preparado pessoas para o enfrentamento de eventuais situações de emergência. No Brasil, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) foi incumbida de disseminá-la.

Mobirise

A sigla APELL foi formada a partir das iniciais de cinco palavras em inglês que, em português, significam: Alerta, Preparação, Emergência, Nível, Local. O processo foi idealizado a partir de um amplo debate internacional iniciado após a ocorrência de três grandes acidentes: Itália (1976), Índia (1984) e Ucrânia (1986). Nesse sentido, desde a sua criação, a iniciativa tem sido utilizada como base para a implantação de sistemas de preparação e resposta às situações de emergências em mais de 30 países. Todas as ações de gerenciamento de riscos são desenvolvidas em cooperação entre empresas, órgãos públicos e comunidades residentes no entorno das unidades industriais.

Desde a sua criação, o processo APELL teve como objetivos centrais a conscientização da sociedade sobre potenciais riscos relacionados à fabricação, à utilização e ao manuseio de materiais perigosos, além da organização das medidas de proteção das comunidades locais tomadas pelos representantes dos órgãos públicos e das indústrias. Assim, de forma colaborativa e com base em um conjunto de informações sistematizadas, são desenvolvidos os planos de atendimento à segurança da coletividade em situações de emergência.
Mobirise

Como funciona o processo APELL de Campos Elíseos

A Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) atua como coordenadora do Processo APELL desde outubro de 2001, quando a entidade representativa das indústrias locais foi criada. A seguir, saiba mais sobre como estão estruturadas e distribuídas as atribuições dos grupos apoiadores às tomadas de decisão no âmbito dessa iniciativa e observe como as ações são desenvolvidas em cooperação.

Contato

Envie-nos uma mensagem, em breve responderemos.

Ready for offers and cooperation

Phone: +55 (21) 2776-3418 
Email: contato@assecampe.com.br

© Copyright 2018 ASSECAMPE - Todos os direitos reservados.