COMUNIDADE
Canal de diálogo permanente
O fortalecimento do diálogo com as comunidades e outros públicos estratégicos, por meio de uma comunicação aberta e transparente, é parte essencial da atuação da indústria química no mundo. Diretrizes voluntárias de sustentabilidade do setor, com orientações nesse sentido, foram lançadas há três décadas por meio do programa Responsible Care (coordenado pelo ICCA – Conselho Internacional das Associações da Indústria Química, na sigla em inglês), adotado em 53 países. Essa estratégia internacional com enfoque em saúde, segurança e meio ambiente inspirou a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) a criar e a disseminar uma iniciativa semelhante no Brasil, a partir da década de 1990, onde ganhou o nome de Atuação Responsável com o intuito de estimular o aprimoramento contínuo na gestão corporativa.
Alinhadas às orientações da ABIQUIM, a Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) tem atuado para o fortalecimento das ações de saúde, segurança e meio ambiente. Também colaboram nesse sentido as diretrizes criadas no âmbito do processo APELL, outra iniciativa de caráter internacional que tem inspirado a indústria química a atuar de forma planejada e em estreita parceria com a sociedade para enfrentar situações de emergência. Para o alcance desses objetivos, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC), criado em 2012, é parte fundamental das estratégias desenvolvidas pela ASSECAMPE.
Formado por oito representantes das empresas associadas e por oito líderes comunitários que têm papel fundamental no sucesso das iniciativas, o CCC é uma ferramenta de relacionamento que contribui para ampliar as oportunidades de diálogo entre a indústria química e as comunidades, além de fortalecer canais de interlocução entre os moradores do entorno e os gestores de órgãos públicos. Essa é uma forma de estimular a discussão e a busca de soluções para problemas coletivos com ênfase em desenvolvimento regional.
A partir de uma pauta predefinida, os integrantes do CCC se reúnem mensalmente. As lideranças participantes do Conselho têm dado grande contribuição ao processo de interlocução ao identificarem as demandas das comunidades, por meio da realização de fóruns regionais, onde as questões apresentadas são separadas por temas. Posteriormente, a proposta é de promover o encontro dos moradores do entorno para debatê-las com os representantes do poder público.
Projetos sociais
Defesa Civil Kids e Teens
O “Projeto Defesa Civil Kids e Teen” tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da população juvenil de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças e de adolescentes.
Projeto é desenvolvido para atender crianças de 08 a 13 anos e iniciou em 2013 realizando treinamentos de Primeiros Socorros, Combate a Incêndio, Meio Ambiente, Segurança no Lar, Cidadania.
As atividades são realizadas aos Sábados de 08 as 12h e já capacitou mais de 1.500 crianças das comunidades do município.
Coordenadoria de Juventude
A Coordenadoria de Juventude realiza treinamentos para jovens de 14 a 17 anos, e tem como objetivo proporcionar ensinamentos teóricos e práticos na área de SMS e na área resgate, despertar nos jovens o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental.
Curso Cuidador de Idosos e Curso de Maqueiro
O projeto prevê desenvolver um programa de capacitação e aperfeiçoamento técnico e profissional visando melhorar a renda das famílias de baixa renda residentes nas das comunidades de Duque de Caxias.
O curso possui carga horária de 140h e é realizado aos Sábados de 08 as 17h. Após a conclusão o aluno recebe certificado de conclusão podendo assim, ser inserido no mercado de trabalho.
Banda Garra de Tigre
Formada por 120 adolescentes de 13 a 17 anos, moradores das 22 comunidades do entorno do Polo, a Banda Mirim foi criada em 2012, com os objetivos de despertar nesses jovens o gosto pela música e de oferecer capacitação para os que têm afinidade com instrumentos musicais. Semanalmente, o grupo se reúne para treinamento no Centro de Esportes da REDUC e as atividades em comum também representam importantes oportunidades de integração social entre alunos, instrutores e outros participantes do projeto.
Bombeiro Profissional Civil
Com duração de dez meses, o curso de Bombeiro Profissional Civil – PBC, oferecido pela ASSECAMPE, em 8 anos de existência já formou cerca de 1.800 alunos, dos quais 80% são moradores de comunidades do entorno do Polo Industrial de Campos Elíseos. Desse total, aproximadamente 350 estão exercendo suas atividades no mercado de trabalho e estão sendo preparados 250 para 2014. Essa iniciativa é muito bem aceita pelos jovens das comunidades locais já que, além de prepará-los para eventuais situações de emergência na região, representa também uma oportunidade de capacitação para uma atividade de alta demanda no mercado de trabalho. Os brigadistas, como são chamados popularmente, podem atuar em shopping centers, instituições de ensino, estabelecimentos de turismo e lazer, entre tantos outros segmentos, sobretudo no setor de serviços.
Mapa da comunidade
Mapa com localização das comunidades próximas ao Polo Industrial de Campos Elíseos (clique na imagem para fazer download de um mapa detalhado).