PROCESSO APELL-CE

Processo desenvolvido em cooperação

Muito valorizado no contexto da gestão da ASSECAMPE, o processo APELL foi lançado em 1988 sob a liderança do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês) que formulou as suas diretrizes a partir de ações em cooperação com a Associação das Indústrias Químicas dos Estados Unidos e o Conselho Europeu das Federações da Indústria Química. Desde então, essa iniciativa tem inspirado atividades colaborativas de planejamento com enfoque em prevenção de acidentes ao redor do mundo e preparado pessoas para o enfrentamento de eventuais situações de emergência. No Brasil, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) foi incumbida de disseminá-la.

A sigla APELL foi formada a partir das iniciais de cinco palavras em inglês que, em português, significam: Alerta e Preparação de Comunidades para Emergências Locais. O processo foi idealizado a partir de um amplo debate internacional iniciado após a ocorrência de três grandes acidentes: Itália (1976), Índia (1984) e Ucrânia (1986). Nesse sentido, desde a sua criação, a iniciativa tem sido utilizada como base para a implantação de sistemas de preparação e resposta às situações de emergências em mais de 30 países. Todas as ações de gerenciamento de riscos são desenvolvidas em cooperação entre empresas, órgãos públicos e comunidades residentes no entorno das unidades industriais. Desde a sua criação, o processo APELL teve como objetivos centrais a conscientização da sociedade sobre potenciais riscos relacionados à fabricação, à utilização e ao manuseio de materiais perigosos, além da organização das medidas de proteção das comunidades locais tomadas pelos representantes dos órgãos públicos e das indústrias. Assim, de forma colaborativa e com base em um conjunto de informações sistematizadas, são desenvolvidos os planos de atendimento à segurança da coletividade em situações de emergência.

Como funciona o processo APELL de Campos Elíseos

A Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE) atua como coordenadora do Processo APELL desde outubro de 2001, quando a entidade representativa das indústrias locais foi criada. A seguir, saiba mais sobre como estão estruturadas e distribuídas as atribuições dos grupos apoiadores às tomadas de decisão no âmbito dessa iniciativa e observe como as ações são desenvolvidas em cooperação.

Estrutura Organizacional

Grupo Coordenador (ASSECAMPE)

Formado por representantes das indústrias, cujas principais atribuições envolvem a tomada de decisão sobre diretrizes de atuação, a formação da Comissão Executiva e a aprovação do orçamento anual.

Plano de Auxílio Mútuo (PAM)

Formado pelos órgãos de segurança industrial das empresas e o Grupamento para Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão Executiva

Composta por quatro integrantes titulares e seus respectivos suplentes que representam os grupos empresariais de petróleo, petroquímica, além de distribuidoras de derivados líquidos e de gás. Atua desde a coordenação dos programas motivacionais e dos simulados anuais até a elaboração de programas de treinamento para o Grupo de Apoio Externo. Suas atribuições também incluem ações de disseminação de informações sobre o processo junto às comunidades e aos órgãos públicos, bem como a prestação de contas dos recursos financeiros destinados às atividades anuais.

Grupo de Apoio Externo

É coordenado pelaDefesa Civil do Município de Duque de Caxias e conta com a participação de aproximadamente 2.000 voluntários. Atua na orientação e divulgação das ações destinadas às comunidades, como treinamentos e orientações de conduta segura, além de ficar responsável pelas comunicações sobre emergências.

Também fazem parte das atividades do Grupo os seguintes órgãos públicos

Projetos Sociais

Projeto Defesa Civil Kids e Teen

Esse projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da população juvenil de nossa cidade, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação integral das crianças e de adolescentes. Projeto é desenvolvido para atender crianças de 08 a 13 anos e iniciou em 2013 realizando treinamentos de Primeiros Socorros, Combate a Incêndio, Meio Ambiente, Segurança no Lar, Cidadania. As atividades são realizadas aos Sábados de 08:00 as 12:00 horas e já capacitou mais de 1.500 crianças das comunidades do município.

Coordenadoria de Juventude

A Coordenadoria de Juventude realiza treinamentos para jovens de 14 a 17 anos, e tem como objetivo proporcionar ensinamentos teóricos e práticos na área de SMS e na área resgate, despertar nos jovens o reconhecimento de valores positivos associados à família, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, à saúde física e mental.

Projeto Cuidador de Idosos e Projeto Maqueiro

O projeto prevê desenvolver um programa de capacitação e aperfeiçoamento técnico e profissional visando melhorar a renda das famílias de baixa renda residentes nas das comunidades de Duque de Caxias.
O curso possui carga horária de 140 horas e é realizado aos Sábados de 08:00 as 17:00 horas. Após a conclusão o aluno recebe certificado de conclusão podendo assim, ser inserido no mercado de trabalho

Biografia

Após um período de interrupção, o processo APELL de Campos Elíseos teve as suas atividades retomadas no final de 1995. Para isso, a equipe da COPPE e as representações comunitárias apresentaram uma proposta de ações e foi realizado um plano de trabalho. Assim, a nova fase contou com reuniões para esclarecer a interrupção e propor a continuidade do processo, encontros com professores das escolas locais, considerados multiplicadores de informação, além de eventos como cursos, seminários e treinamentos. Também foi formado um grupo de acompanhamento das novas atividades com cerca de 70 representantes de comunidades da região.

Em 1997, considerou-se que o APELL de Campos Elíseos ganhou um novo impulso. Isso ocorreu em função de dois fatores: a proposta de constituição de uma figura jurídica que estivesse à frente das atividades e a retomada da Defesa Civil Municipal de Duque de Caxias, reintegrada ao processo.
 
Em 1999, as empresas do Polo também firmaram um convênio com o Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), órgão da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), visando criar as condições para a retomada do Processo APELL.

Mas somente em 2001 o processo APELL local realmente começou a avançar, com a criação da Associação das Empresas de Campos Elíseos (ASSECAMPE), que assumiu a responsabilidade de coordenação das suas atividades.

Atualmente, nos diversos eventos onde o Processo APELL de Campos Elíseos é apresentado, incluindo em evento patrocinado pela ONU em SP realizado em 2014, vem sendo constantemente citado como o melhor do Brasil e um dos melhores do mundo.

Mapa APELL-CE

Rotas de fuga e mapa do processo APELL

  • IT 1 – Comunidade Saraiva

    Destino (Local de Triagem) no CIEP 208 Alceu Amoroso Lima – Seguir pela Rua Tupinambás de Castro (a partir da Escola E.E. Adelina de Castro); Rua Inhambupe (antiga Rua 73); Rua Minesota (antiga Rua 49); Rua Borges Carneiro (antiga Rua 18); Av. São Paulo (inicio do IT 7); Rua Vicente Celestino e Rua Professor Hélio Rangel (antiga Rua 23).

  • IT 2 – Comunidade de Campos Elíseos

    Destino (Local de Triagem) Escola Estadual Hélio Rangel – Seguir pela Av. São Paulo; Av Vicente Celestino (antiga Rua 02); Rua Marquês de Baependi; e Rua Odessa (antiga Rua 05).

  • IT 3 – Comunidade Vila Serafim

    Destino (Local de Triagem) CIEP 369 Jornalista Sandro Moreira -Seguir pela Rua Luiz de Camões: Praça da Estação de Campos Elíseos: Av. Marquês de Paranaguá; Av. Visconde de Itaúna: Av. Marques de Olinda; Av. das Palmeiras; Av. Emílio de Menezes.

  • IT 4- Comunidade Parque Império

    Destino (Local de Triagem) CIEP 035 Marechal Henrique Teixeira Lott – Seguir pela Rua Marquês de Paranaguá; Av. Visconde de Taunay; Rua Leibritz.

  • IT 5 – Comunidade de Jardim Ana Clara

    Destino (Local de Triagem) CIEP 228 Darcy Vargas – Seguir pela Rua Pres. Dutra; Rua Pres. Eisenhower; Rua Branca Dias; Rua Padre Bartolomeu Fagundes (antiga BM); Rua Ururai (antiga AM); Rua Aracuai (antiga BI); Av. Conde de Irajá (antiga Francisca Vieira Netto), Rua Cel. Carlos Mattos e Av. Porto S/N.

  • IT 6 – Comunidade Bom Retiro

    Destino (Local de Triagem) CIEP 208 Alceu Amoroso Lima – Seguir pela Rua ltapecirica (antiga Rua Derby -Club); Rua Prof. Celestino (antiga Rua 02) e Rua Prof. Hélio Rangel (antiga Rua 21).

  • IT 7 – Comunidade Marilândia

    Destino (Local de Triagem) CIEP 208 Alceu Amoroso Lima – Seguir pela Av. São Paulo; Rua Vicente Celestino e Rua Prof. Hélio Rangel (antiga Rua 23).

  • IT 8 - Comunidade Parque Moderno

    Destino (Local de Triagem) Escola Estadual Hélio Rangel -Seguir pela Av. São Paulo; Av. Vicente Celestino (antiga Rua 02); Rua Marquês de Baependi e Rua Odessa (antiga Rua 05).

  • IT 9 – Comunidade Nosso Bar

    Destino (Local de Triagem) CIEP 032 Cora Coralina – Seguir pela Av. Presidente Kennedy S/N. Km 112